13ª
Bienal
Brasileira
de
Design
Gráfico

Identidade & Branding

Marcas para empresas, eventos ou produtos de pequeno e médio portes (com até 100 funcionários)

Lar Smart Home

Carl Kawasaki

Thiago Aderaldo

Maringá PR

2018

O trabalho teve início com um reposicionamento de mercado de um depósito de construção tradicional da cidade de Londrina, com mais de 25 anos de existência. Tendo a sucessão e dando continuidade ao oficio familiar, o filho do proprietário passou a assumir os negócios da família. Porém, com uma mentalidade diferente de seus pais, iniciou a sua posse com o objetivo de trazer uma nova proposta para este seguimento, deixando de lado uma cultura que se encontra ultrapassada e que vem sendo descontinuada. Passando por um processo de rebranding e renaming, ruma a busca de um conceito disruptivo dos depósitos de construção atuais, com base em toda a experiência acumulada por mais de 25 anos do empresário, trazendo um novo conceito, onde pudesse atingir um público jovem com uma linguagem moderna e de comunicação simples e direta. A construção da marca se deu por uma busca por simplicidade que passasse um impacto visual que transmitisse credibilidade e desmistificação para com o que o consumidor está buscando para a sua casa. Por conta disso, dentro de todos os nomes gerados nas alternativas propostas, foi definido trabalhar com o nome LAR (em tradução livre “home”), onde foi resgatado e traduzido em um nome simples todos os valores e sentimentos que esta nova geração de consumidores estão buscando no início de suas novas jornadas de construir os seus próprios lares. Dentro da proposta da marca, a sua silhueta faz um fechamento de uma representação de uma pessoa de braços abertos de forma convidativa para com o consumidor, a ser bem-vindo a mergulhar na proposta e experiência de seu interior, a entrar no universo do LAR e se sentir parte de uma extensão de sua própria casa. Por fim, foi finalizada com o slogan ''smart home'', dando uma amplitude mundial ao conceito ''lar inteligente''. Foi desenvolvida uma família de pictogramas informacionais para traduzir e comunicar os 7 setores que compõem o interior da planta, sendo eles: jardinagem, hidráulica, elétrica, ferramentas, pintura, limpeza e decoração. O projeto do interior da loja, convida o consumido a circular por ela de forma lógica e com conexão entre os setores, de forma que a própria estrutura é um guia físico para conduzir o consumidor a compreender de forma auto explicativa as etapas de uma construção ou pequenos reparos que até então não eram compreendidas de forma simples por consumidores finais, ficando este conhecimento apenas para profissionais da área de construção. Com isso, somado as explicações oferecidas pela equipe de vendas, desenvolvemos um design de serviço que convida o consumidor a ele mesmo colocar a mão na massa, e construir o seu próprio lar com a filosofia de “faça você mesmo”. O projeto de design de produto para os mobiliários teve como premissa móveis que fossem modulares de fácil alteração na disposição da loja para eventuais mudanças em datas comemorativas e que tivessem uma altura ergonômica perfeita para exposição dos produtos e que o consumir pudesse facilmente enxergar toda a loja independente de sua localização, de forma convidativa e intuitiva, conectando todos os setores. Assim, estimulando o cliente a circular por toda a extensão física. Toda a identidade visual de todos os materiais de base e de comunicação foram conectados a partir de padrões de repetição gerados com base na marca e combinados com os pictogramas dos setores. Gerando uma comunicação que não disputa o seu olhar com os produtos expostos e sim trazendo uma harmonia visual, oferecendo um ambiente agradável e limpo, desconstruindo a linguagem tradicional das antigas lojas do setor de construção.

Carl Kawasaki