Selecionados

Revista Galileu

  • Destaque

Para redesenhar o projeto gráfico de uma revista que aborda temas ligados a ciência, história e tecnologia, entre outros, buscando alcançar um novo público, foi elaborado um projeto gráfico com uma estética completamente nova. Inspirado nos antigos cartazes publicitários, compostos por tipos de madeira, e nos lambe-lambes de rua, o projeto propõe falar de temas polêmicos e se posicionar em tom rebelde, atraindo o público afeito a questões contemporâneas. A mudança da revista passou pela escolha de pautas, estrutura, grid, tipografia, paleta de cores e estilo de fotografias e ilustrações, além do uso de um papel sem revestimento para o início e o fim da revista. Durante os 6 primeiros meses, foi veiculada envolvida por um pôster, apresentada como um presente para os leitores. Foram eliminados todos os artifícios que tentassem emular o mundo digital no impresso, como as antigas seções chamadas "Feed" e "Buzz", bem como o uso de tags nas páginas. A revista recebeu a medalha de prata no SND Awards e 3 méritos no SPD Awards. Recebeu também o prêmio Vladmir Herzog, o maior de direitos humanos no jornalismo, e foi citada pela primeira vez entre os 10 veículos mais respeitados do Brasil na lista anual do Meio&Mensagem.

Ficha Técnica

Autoria
Rafael Quick, Fernanda Didini, Feu e Rodolfo França
Cliente
Editora Globo
Ano
2015
Equipe
Direção de arte: Rafael Quick; Design: Fernanda Didini, Feu; Consultoria: Rodolfo França; Estagiário: Ricardo Napoli; Ícones: Estúdio Barca
Comentário do Júri
“Os diversos aspectos de comunicação visual das edições apresentadas, repletas de temáticas sensíveis, não demonstraram receios ou limites. Ousadia na seleção de fontes, bem como na escolha de grids, deixou o projeto inesquecível: suas capas demandam atenção com suas mensagens claras e suas imagens marcantes.”