Selecionados

Projeto U-2194: Uma experiência tipográfica

  • Destaque
  • Trabalho Acadêmico

Buscando compreender como projetos de design tipográfico de natureza experimental podem contribuir para expandir o conhecimento e a discussão da tipografia e suas propriedades, bem como questionar os padrões existentes e explorar novas possibilidades, este trabalho acadêmico analisa o processo de criação de tipos digitais, discutindo a relevância de projetos experimentais para a arte e o design e estabelecendo um paralelo entre esses dois universos. Para contribuir para a discussão, foi desenvolvido um projeto prático de design de tipos experimentais que explora as relações entre tipografia, tecnologia e interação, propondo uma análise crítica do processo e seus resultados. A tipografia criada deve se relacionar com as diversas etapas da produção de um tipo digital, sendo o cerne de todo o projeto. O projeto também busca explorar as possibilidades oriundas da programação, desenvolvendo uma fonte dinâmica que ofereça a possibilidade de interação com o usuário em uma instalação artística.

Ficha Técnica

Autoria
Caio Grabalos, Eder Felix, Jéssica Breda, Giuliana Menezes, Gustavo Campos, Guilherme Vieira e Thiag
Cliente
Universidade Anhembi Morumbi
Ano
2015
Equipe
Criação: Caio Grabalos, Eder Felix, Jéssica Breda, Giuliana Menezes, Gustavo Campos, Guilherme Vieira, Thiago Guerreiro; Orientação: professores Cláudio Ferlauto, Luciano Abreu
Comentário do Júri
“O projeto apresenta uma proposta inovadora ao utilizar ferramentas e tecnologias digitais na concepção de novas formas tipográficas e inclui ainda aplicações desenvolvidas com apuro, em um ótimo exercício de linguagem.”