Selecionados

Projeções da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016

  • Destaque

O encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 celebrou as conquistas dos maiores atletas da atualidade e a hospitalidade dos anfitriões brasileiros, bem como compartilhou a cultura brasileira ao vivo para 3,5 bilhões de espectadores em todo o planeta, além da audiência presente de 60 mil pessoas. O projeto era uma demanda inédita de projeções mapeadas com altíssima complexidade técnica em tela de 150 m x 70 m no gramado do Maracanã, com uma visão 360º, sincronizada com música, luz, efeitos pirotécnicos e coreografia com interação direta com os vídeos, com a orientação de criar uma proposta de linguagem visual extremamente inovadora. Foram cinco meses de trabalho de uma equipe direta de aproximadamente 30 animadores, criativos, pesquisadores, coordenadores de edição, produtores, diretores de fotografia, diretores técnicos, programadores computacionais e atores, resultando em uma narrativa audiovisual de 2 h 50 min que ilustra, por meio da música, a alegria e a potência brasileiras, evocando Santos Dumont, Tarsila do Amaral, Carmen Miranda, Arnaldo Antunes, Burle Marx e os grandes artesãos anônimos do Carnaval carioca, entre outros.

Ficha Técnica

Autoria
Batman Zavareze
Cliente
Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
Ano
2016
Equipe
Executivo criativo: Abel Gomes; Produção executiva: Marco Balich; Direção criativa: Rosa Magalhães; Direção musical: Alê Siqueira; Direção de coreografia: Bryn Walters; Direção de arte de projeções: Batman Zavareze; Realização: SRCOM, Filmmaster
Comentário do Júri
“Lindíssimo trabalho, execução impecável e excelente escolha de padrões, grafismos e paletas. Dinâmica fluida e extremamente agradável de se assistir. Tecnologia de ponta, arte de palco e bom gosto do videografismo unidos num trabalho belíssimo, de grande complexidade, originalidade e importância.”