Selecionados

Marca Rio450

  • Destaque

Para engajar população e potenciais visitantes - de todas as idades e do mundo inteiro - em torno da comemoração e do momento histórico dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, foi utilizado o conceito de UX branding (user experience) para a construção de uma solução única, porém múltipla. O diferencial da marca é poder aceitar interferências gráficas de maneira planejada ou livre, ganhando vida e significado pleno somente quando cada pessoa customiza a sua versão pessoal - refletindo a nossa época de cocriação. O resultado é uma marca narrativa, que convidou todos a estarem em torno de uma mesma ideia e integrou-os, pois traduziu uma cidade que respeita as diferenças e promove expressões individuais. Projeto vencedor de concurso nacional promovido pela Prefeitura do Rio Janeiro, que contou com o apoio da ADG Brasil.

Ficha Técnica

Autoria
Equipe Crama Design Estratégico
Cliente
Prefeitura Rio de Janeiro/Comitê Rio450
Ano
2016
Equipe
Equipe Multidisciplinar Crama Design Estratégico OBSERVAÇÃO > corrigir a autoria para "Crama Design Estratégico" ao invés de "Equipe Crama Design Estratégico"
Comentário do Júri
“Como aconteceu 50 anos antes com Aloisio Magalhães, a marca comemorativa dos 450 anos do Rio foi desenvolvida de forma a receber apropriações diversas não apenas em sua comunicação, mas pela população da cidade em expressões de arte popular e urbana. Mais que isso, o projeto, mesmo com forte base cultural, potencializou parcerias e licenciamentos com marcas famosas, representando como um todo uma fonte de renda para a cidade, e não de despesa. ”

Mais imagens