Selecionados

Identidade visual Conferência ATypI 2015

  • Destaque

Em 2015, a Association Typographique Internationale - ATypI sediou sua conferência anual em São Paulo. O sistema de identidade incluiu aplicações como livro de programação, brindes (adesivos, camisetas, bolsas e bottons), divulgação em redes sociais, vídeo promocional, transição de tela entre palestras, sinalização e decoração de palco. Como a conferência era sediada pela primeira vez no hemisfério sul e metade do público era estrangeiro, todo o conceito da identidade foi baseado na forma peculiar como os estrangeiros pronunciam o som "ã", com o til vindo do marco mais icônico da cidade: o prédio do Copan, desenhado por Oscar Niemeyer. O logotipo tinha duas versões, convencional e em fonética, e foram criadas três tipografias customizadas com suporte fonético: Voces Thin, Voces Black e Brasílica Phonetics. Nas peças gráficas, algumas palavras em português foram traduzidas para sua representação fonética, proporcionando dicas de como pronunciá-las. Os nomes dos 70 palestrantes também foram utilizados em caracteres fonéticos na tela de projeção e no livro de programação.

Ficha Técnica

Autoria
Crystian Cruz
Cliente
Association Typographique Internationale (ATypI)
Ano
2015
Equipe
Design gráfico: Crystian Cruz; Fotos de São Paulo: Flavio Samelo; Vídeo promocional: Visorama Diversões Eletrônicas; Transcrição fonética: Andrea Zakime; Tipografias fonéticas: Rafael Dietzsch, Ana Megda, Pablo Ugerman
Comentário do Júri
“Partindo da representação do fonema "ã", típico da língua portuguesa, a solução projetual prima pela elegância, pela criatividade e pela excelência tipográfica, essencial ao assunto abordado, por meio do desdobramento do sistema nas diversas aplicações.”