Selecionados

Branding Maracanã

Para transformar a paixão de um dos mais importantes símbolos e patrimônios do país em uma marca forte, o projeto extrapolou os espaços físicos e buscou a alma do Estádio Jornalista Mário Filho. A partir de auditoria da marca, pesquisas qualitativas e quantitativas, etnografia e estudos do cenário e benchmarks de concorrentes diretos e indiretos, além de mais de 100 entrevistas individuais com diferentes públicos, foi desenvolvida uma marca nova, festeira, positivamente explosiva e naturalmente vibrante. Ela identifica o torcedor como protagonista, mistura o tangível com o intangível e mostra a explosão da festa que se mistura com a cidade. A estratégia estendeu-se até o treinamento das equipes internas e a criação de produtos licenciados, roteiros e cenários para um tour, além do conteúdo dos telões, que recriam placares retrô dos anos 1970 e 1980 para os clássicos cariocas.

Ficha Técnica

Autoria
Saravah Comunicação e Design
Cliente
Maracanã S/A
Ano
2015
Equipe
Direção de design: Betina Cupello; Design: Analia Garcia, Bruno Pereira, Lucas Gómez, Juliana Yue; Direção de estratégia: Raquel Goulart; Coordenação de estratégia: Rafael Bittencourt; Atendimento: Kássio Araújo, Pedro Padilha, Carlos Monteiro; Direção de criação: Cristiano Junqueira; Direção de conteúdo e atendimento: Cristiano Mansur; Mídia: Carlos Monteiro