Selecionados

Abertura da novela Velho Chico

  • Destaque

Um mural de madeira pintado e entalhado, repleto de influências modernistas e tropicalistas, foi a solução para a abertura de uma novela sobre os conflitos sociais e de terra nas margens do Rio São Francisco ao longo de três gerações. A narrativa é focada em uma visão mitológica/mítica, justamente para abraçar os simbolismos e as metáforas vistos nas fábulas indígenas e ribeirinhas e também algumas crenças cristãs/jesuítas. O resultado é um filme colorido e contemporâneo, quase inteiramente livre de interferências digitais, que mostra uma bonita história do rio desde o seu nascimento até as influências que ele engloba, em uma verdadeira homenagem à arte latino-americana.

Ficha Técnica

Autoria
TV Globo
Cliente
Ano
2016
Equipe
Direção de criação: Sergio Valente, Mariana Sá; Criação: Alexandre Romano, Christiano Calvet, Roberto Stein, Renan de Moraes; Direção e edição: Alexandre Romano; Direção de arte: Alexandre Romano, Christiano Calvet; Artistas plásticos: Mello Menezes, Samuel Casal; Composição: Renan de Moraes, Flavio Mac, Gustavo Duval; Logotipo: Christiano Calvet
Comentário do Júri
“Ótima representação com movimento do imaginário e técnicas de ilustração tradicionais, enriquecidas pelos trabalhos dos artistas plásticos Mello Menezes e Samuel Casal.”