/ Home / 12ª Bienal
12ª Bienal de Design
ADG e ADEGRAF

4 de agosto a 10 de setembro de 2017

CAIXA Cultural Brasília
Setor Bancário Sul, Quadra 4
Brasília, DF

Entrada franca
Censura livre
De terça a domingo,
das 9h as 21h

A BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO é o momento em que o Design Gráfico Brasileiro reflete suas conquistas, discute seus rumos e traça seus planos, propondo um intenso diálogo com a inovação, o empreendedorismo, a cultura, o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade e a sociedade. É onde a categoria reconhece seus avanços, homenageia seu passado, expande suas fronteiras e estimula seu futuro.

A Bienal tem sido, desde sua primeira edição em 1992, a grande celebração do Design Gráfico Brasileiro. É o mais tradicional ponto de encontro de todos os integrantes – profissionais, clientes, fornecedores, estudiosos, educadores e estudantes – deste imenso segmento da indústria criativa, que ganha mais peso a cada ano. Nas primeiras onze edições realizadas pela ADG Brasil ao longo de mais de duas décadas, a Bienal reuniu, registrou e expôs cerca de 3.000 projetos de design para um público calculado em quase 300.000 pessoas de 50 países.

Concebida e realizada em São Paulo em suas primeiras dez edições, há dois anos a Bienal deu início a um processo de itinerância pelo vasto território brasileiro, realizando sua 11ª edição no Rio de Janeiro, por ocasião dos 450 anos da Cidade Maravilhosa. A proposta da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico é dar continuidade a esta pauta e às incorporadas nas últimas edições, como promover um evento fundamentalmente sustentável, no qual

inscrição, pagamento e envio de trabalhos acontecem 100% online, e o registro da seleção é acessível tanto virtualmente como por meio do catálogo impresso.

No ano que celebra 25 anos de existência, a Bienal acontece pela primeira vez em Brasília, em uma realização conjunta da ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos e da Adegraf - Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal, e que conta com o patrocínio do Centro Universitário IESB, Naoum Hotel, Correio Braziliense e Caixa Econômica Federal. O júri da 12ª Bienal – composto por 97 pessoas de diversas gerações, formações e áreas de atuação, nascidos ou residentes em 12 Estados brasileiros e o Distrito Federal e 23 países nos cinco continentes – analisou 1391 inscrições e selecionou 500 projetos, que estarão nos catálogos impresso e online. Indicados pelos integrantes do júri e definidos pela curadoria, 50 trabalhos compõem a mostra a ser apresentada na CAIXA Cultural Brasília de 4 de agosto a 10 de setembro de 2017.

12ª Bienal Brasileira de Design